quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dia 4 - Meu livro favorito

Eu sei que virão tópicos mais difíceis, mas esse é bem difícil para uma pessoa como eu. Adoro ler, leio sempre que posso e sempre que a minha mente permite. E daí vem o problema, pois gosto de diferentes tipos de livros, desde o mais sério e pimba cult, até os babacas que servem somente para diversão e distração.

Fico em dúvida de qual coloco aqui e alguns me vêm à cabeça. Alguns são impostáveis, outros são postáveis, mas não sei qual ganha de qual. Fiquei em séria dúvida entre dois - aquele que fez eu me apaixonar pela leitura e aquele que me fez ficar boba, sem sentir o tempo passar, mas que foi quase um soco no estômago.

Optei pelo segundo. O primeiro seria válido, mas o segundo foi quase uma experiência extra corpórea. Um livro que eu encho o saco de todos para lerem, de um autor incrível, maravilhoso, perfeito (sim, sou fã). Infelizmente ele nos deixou esse ano e agora é ler e reler todos os livros dele...

Bom, meu livro preferido é: Ensaio Sobre a Cegueira, do José Saramago.

Sim, é um livro pesado. Sim, o modo de escrita do Saramago é diferente (ao meu ver, bem mais fluido). E sim, em alguns momentos você tem vontade de jogar o livro pela janela, se revoltar contra o mundo e nunca mais encostar nele. Mas cada sentimento gerado pelo livro faz você parar para pensar e ver que é um livro que mostra o ser humano em seu estado cru, mais natural e com o simples instinto de sobrevivência.

Se não leu, leia. Simples assim.

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente livro!!!
Como a maioria dos livros do Saramago.
Beijo.

Rafa disse...

Muito bom ler isso aqui:

"Eu sei que virão tópicos mais difíceis, mas esse é bem difícil para uma pessoa como eu. Adoro ler, leio sempre que posso e sempre que a minha mente permite."

Esse livro é sensacional. Eu também gosto muito do jeito que o Saramago escrevi, ele era um desses caras que conseguem levar o leitor para dentro da história de fato.

A história forte e os acontecimentos sem rodeios me cativaram nesse livro.