quinta-feira, 3 de junho de 2010

... esse post é só porque, Rio eu gosto de você...

Nada melhor em um feriado de 4 dias, do que fazer as malas (ou mala, no meu caso) e viajar! Levando em consideração a minha situação financeira, não tenho possibilidade de me aventurar em locais longíquos e caros, nem mesmo perto e caros como Campos do Jordão... Então, aproveito a oportunidade e volto para a minha amada Rio de Janeiro.

Corpus Christi, feriado para ver família, namorado e, se tudo der certo e eu me animar a sair de casa, amigos. Meu plano inicial era aproveitar esses dias e pegar uma cor; mesmo não sendo uma carioca comum e fã de praia, depois de 6 meses em São Paulo, sem sentir o calor do sol no corpo nenhuma vez, minha ansiedade era ficar tostando na praia.

Plano completamente frustado, devo dizer, devido ao frio que está fazendo aqui. Mas como estou falando do Rio e o tempo aqui é mais alucinado do que sei-lá-oque, nada impede que amanhã ou sábado faça um calor de rachar e eu me mude temporariamente para a praia do Leblon ou da Macumba.

Deixando os planos de lado, preciso desabafar uma coisa. Sempre me senti parte paulista de coração, amo aquela cidade absurdamente e posso dizer com sinceridade que me sinto em casa lá, mas se tem uma coisa que me incomoda é a imagem distorcida que o povo tem daqui do RJ.

Sim, claro, muitos adoram o sotaque, dizem que a sonoridade é linda e blablablá, mas quando começamos a falar da cidade, a primeira coisa que ouço são reclamações e pavor sobre as favelas, assaltos e balas perdidas. Ah, por favor, viu? Não vou ser hipócrita e dizer que não temos nada disso, mas São Paulo também tem, Recife também tem (talvez não as balas perdidas, mas enfim), Porto Alegre também tem e quase todas as cidades grandes do mundo.

Ah, mas as favelas do Rio são mais vistas? Claro, temos montanhas, mas dá uma caminhada por Sampa e me diz se, de repente, não mais que de repente, você, que estava calmamente em um dos bairros mais nobres, não cai em uma favela das pesadas? O problema é o preconceito criado. E não digo que nós cariocas não temos o mesmo preconceito em relação à Sampa, porque temos. A maior parte de nós acredita que se colocar o pé no chão, vai ser assaltado e que, caso se aventura a sair de carro, vai perder os 2 retrovisores, e se duvidar a bolsa, por causa dos motoboys.

Falo por mim, que tento viver o melhor dos dois mundos sem esquecer dos problemas: há violência sim, em qualquer lugar, mas durantes meus 25 anos, nunca fui assaltada. E desculpe quem diz que isso é balela, mas pelo o que eu vejo por aí, quanto mais você anda com medo pela cidade, se protejendo de tudo e de todos, mais chance você tem de ser alvo de algo.

Então deixemos de lado os medos exagerados e preconceitos de lado e aproveitem as duas cidades que, na minha nada humilde opinião, são simplesmente maravilhosas.

Agora eu vou nessa aproveitar minha estada aqui... Quando voltar para casa, volto a postar.

1 comentários:

Danieli Dagnoni disse...

Ah, eu ainda quero conhecer o Rio! Acho que o maior problema de estar longe das coisas que gostamos Lak, é a distância física e emocional. Espero que você aproveite o feriado :).