segunda-feira, 7 de junho de 2010

Money, it's a gas Grab / that cash with both hands / And make a stash

Não sei bem como falar sobre isso. Na verdade, sempre achei que eu tivesse um controle e uma responsabilidade razoável quando o assunto é dinheiro. Não sou mais uma pessoa que simplesmente compra por comprar - embora tenha tido essa fase durante minha adolescência -,  costumo procurar um pouco pelo mais barato antes de pagar qualquer coisa... Enfim, tomo meus cuidados.

Sair de casa e morar sozinha é o sonho de muitas pessoas e sempre foi o meu. Poder bater no peito e sentir que eu ganho o meu próprio dinheiro, saber que eu trabalho por ele e que ele simplesmente não cai do céu e claro, saber lá no fundo que agora são menos gastos nos bolsos da minha mãe. E é exatamente por isso que o que me aconteceu hoje me irrita tanto.

Final do mês, recebi parte do meu salário, fiz minhas contas, paguei o que devia e, de acordo com o imaginado, teria um dinheirinho razoável para respirar tranquila até o meio do mês. Qual não foi a minha surpresa ao logar no meu banco para pagar a conta do meu celular e perceber que eu estava no negativo? E não umas dezenas, mas umas centenas vermelhas.

Rapidamente entrei no meu extrato e percebi ali, dois cheques debitados que eu simplesmente não lembrava. E lá se foi a felicidade e o senso de independência e maturidade... Ter que ligar para a minha mãe para pedir que ela cubrisse meu saldo foi o ponto baixo do meu dia. Por favor, não pensem que é orgulho, que é vontade de não dar o braço a torcer, porque não é e está longe disso. O que me incomoda é saber que, ao sair de casa e morar sozinha, ao invés de virar uma ajuda e com alguns gastos, eu continuo sendo um cano de fuga, continuo pedindo dinheiro...

Não, eu não fazia a menor idéia de como é complicado controlar todos os gastos, lembrar todo mês exatamente o que vai bater. Principalmente eu, que não consigo me acostumar com o boleto de cheque; acho que excesso de ansiedade, não tenho paciência para preencher, então depois de um tempo, pego o extrato, vejo um débito, pego o boleto e lá está, um belo vazio para não ajudar em absolutamente nada.

Então lá vai um conselho para quem começou a morar sozinho e está provando o gostinho da maravilhosa independência financeira: invente, tire da cartola, mas arranje um jeito de organizar seus gastos, porque a pior coisa é contar com um dinheiro e de repender ver que ele fugiu e que você terá que voltar a ser um pé no saco e tirar dinheiro dos seus pais.

O que me leva a uma meta: terminar esse talão de cheques com todo o boleto preenchido devidamente.

Ê lerê... 

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Todo aprendizado requer tempo.
O do controle do dinheiro, o da importância do preenchimento do canhoto do talão de cheques, o da lembrança do que se tem a pagar e do que se já pagou são como quaisquer outros.
Enquanto isso, fique certa de que determinados filhos NUNCA são um cano de fuga para mães. Nem quando lhes pedem um help financeiro...